Aprender é para todos!

NOTA SOBRE REPORTAGEM DO PROGRAMA FANTÁSTICO

À Rede Globo de Televisão

Série do Fantástico Tudo ao Mesmo Tempo

À Direção do Programa

A ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia cumprimenta a organização da série do Fantástico Tudo ao Mesmo Tempo, sobre o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – conduzida por Dr. Dráuzio Varella com competência e propriedade.

 Nos dois episódios que foram ao ar nos últimos domingos (19 e 26 de setembro) o espectador teve a oportunidade de esclarecimentos sobre a importância do diagnóstico, os principais sintomas, as consequências para a vida das pessoas e a importância das intervenções de profissionais das áreas da saúde e da educação.

A ABPp, como representante dos psicopedagogos brasileiros, esclarece que estes profissionais têm uma atuação significativa em casos de TDAH, não só com as crianças e adolescentes, mas também com adultos e com aqueles que fazem parte do cotidiano dos indivíduos diagnosticados como a família e a escola, em especial, os professores e demais profissionais envolvidos no atendimento.

No limite estrito de sua ação – a aprendizagem – o psicopedagogo corrobora na avaliação e intervenção dos processos do aprender, habilidade essencial do ser humano. Observando como o desempenho escolar ou profissional está sendo afetado, o psicopedagogo contribuí para a reorganização de rotinas, a desconstrução de rótulos de incapacidade que geralmente acompanham os sujeitos e a apropriação construtiva de conhecimentos e saberes valorizados pela escola, pela universidade e pela sociedade, assim contribuindo para o reconhecimento de competências e realizações que tornam os sujeitos mais ativos e autônomos em sua vida.

O psicopedagogo nas diferentes instâncias da sua atuação – escola, família, hospitais, empresas, clínicas – traz a possibilidade a cada indivíduo de descobrir e expressar suas possibilidades de aprender, favorecendo que todos possam ser ativos e contribuintes à sociedade em que estão inseridos.

Esperamos que em outra oportunidade possamos colaborar no enriquecimento das informações sobre o atendimento às pessoas com TDHA.

Cordialmente,

Marisa Irene Siqueira Castanho

Presidente da ABPp Nacional

Gestão 2020-2022

41 comentários em “NOTA SOBRE REPORTAGEM DO PROGRAMA FANTÁSTICO”

  1. Luzenita Marques Landeiro

    Excelente iniciativa da TV Globo, bem como o reconhecimento da APPLE, resaltando a importância do profissional psicopedagógico!
    Parabéns!

  2. Gleide Moreira Teixeira Guimarães

    Bom dia!
    Perfeita colocação! Fiquei indignada com a omissão do psicopedagogo na equipe que atende o TDAH. Indignação não somente como psicopedagoga, mas também, enquanto mãe de um TDAH, já adulto. De todos profissionais, a intervenção do psicopedagogo foi a mais constante e efetiva. O profissional que ele, hoje adulto, ainda busca apoio. Enquanto psicopedagoga, sei o quanto minhas intervenções contribuem com o quadro de todos que atendi e atendo. Atestado pelos próprios e suas famílias.

  3. Assisti a matéria do Fantástico e especialmente no último domingo, a despeito de toda a informação prestada senti que prestou um desserviço a nós psicopedagogos quando nem sequer fomos citados, já que temos inúmeras formas de contribuição nos casos de TDAH.

  4. Célia Cardoso Oliveira Vilela

    Parabéns pela iniciativa de referendar as informações que foram trazidas a público, mas, sobretudo, demarcando e abrindo espaço para que a sociedade saiba que há numa instituição específica, atuante, que presta atendimento, orientação e acompanhamento as pessoas com TDAH.

  5. Cristina Maria de Sousa Miranda

    Saudações.
    Muito oportuno esse posicionamento da ABPp. Sigamos como os profissionais da Aprendizagem Humana em todos os seus aspectos. Parabéns.

  6. Marisa , que ótimo este pronunciamento de vocês neste tema tão delicado que é o TDAH. Continuo trabalhando cada vez mais para que as crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH sejam respeitadas e mostrem o potencial que tem.

  7. Boa tarde: A nota emitida pela nossa Associação é pertinente e muito interessante. Achei o conteúdo de grande ajuda para os psicopedagogos.
    Parabéns !
    Marjory Valias

  8. SUSANA CHIANELLO CORREIA DE MELO

    Cada vez mais constatamos a importância e a contribuição da atuação do Psicopedagogo em diversas esferas . Faz-se necessário e urgente o reconhecimento desse profissional e de suas competências no acompanhamento e no diagnóstico dos transtornos e entraves da aprendizagem.

  9. Maria HelenaLeonardi

    Muito importante esta nota da Abpp pela valorização do Psicopedagogo e lamentável a lacuna da reportagem para com estes profissionais.

  10. Boa tarde! Tive a oportunidade de assistir e foi muito esclarecedor para mim. Entendo que um diagnóstico preciso sobre o assunto abortado é fundamental para que possamos ajudar pessoas com TDAH a terem uma vida menos complexa. Tudo pode ser mais leve quando olhamos com amor para cada situação.

  11. Ricardo Vicente Da Costa Palazzo

    Apesar de não ter visto esse dois priogramas televisivos, considerei muito pertinente a nota da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Afinal decontas o Psicopedagogo existe e desenvolve um brilhante papel não só na educação mas também em diversas áreas da sociedade. É um profissional com pós graduação e que está, constantemente, se atualizando. Parabéns à Direção da ABPp por nos representar junto à sociedade.😉👏

  12. Janaína Martins Jacó

    Reconhecer a contribuição do psicopedagogo é indiscutível . Dessa forma contribui com a sociedade esclarecendo a função desse profissional em apoio as famílias .

  13. Maria Tereza Brandão

    Não assisto a TV Globo. Mas tenho muito interesse neste caso. Não só interesse, tenho urgência em saber mais. Até com uma certa urgência. Pois acredito que o meu filho tem déficit de atenção. Se os senhores poderem me ajudar. Desde já agradeço. Deus abençoe.

  14. Estou acompanhando a reportagem. Dr. Drauzio fala com propriedade dessa condição que ainda é tão desacompanhada, as escolas deveriam investir mais na sua equipe pedagógica para poder atender com mais eficiência esse público que está tão carente de atendimento.
    Angela Rocha
    Neuropsicopedagoga/Especialista em TEA

  15. Parabenizo a ABPp pela nota.
    Assim como o cuidado e zelo na nossa apresentação como Profissionais qualificados para apresentar a sociedade, assuntos referentes aos transtorno e dificuldade na aprendizagem.
    Foi possível ver o quanto a nossa sociedade é carente das informações relacionadas ao tema.
    Agradeço, a iniciativa e minha satisfação em ser parte de uma Associação comprometida.

  16. Parabéns a ABPp Nacional tão bem representada pela Presidente Marisa Irene Castanho. Texto esclarecedor.
    Abraço!
    Eliane Lacerda
    Psicopedagoga / ABPp Ce

  17. LILIANE DE SOUSA CAVALCANTE

    E’ bom que a ABPq Nacional se manifeste. O desconhecimento sobre a importância do psico-pedagogo é grande. Os meios de comunicação poderiam dar um apoio maior na divulgaçao de questões fundamentais da educaçao. Sonho com um acesso à informação mais civilizado. Atualmente, nem tenho vontade de ver televisão!

  18. Parabéns pelas colocações aqui expressas. Eu até falei em um grupo, que precisaríamos tomar uma posição, pois a nossa profissão de psicopedagogos ainda precisa ser mostra para todos e que a ABPp ainda não tinha feito algo. Agora agradeço pela abordagem perfeita! Se em todas essas situações fossem apresentadas as devidas informações já era um início para o conhecimento de todos! Vamos nos fazer valer o nosso trabalho! Obrigada!

  19. Achei válido a postura da ABPp perante o programa, uma vez que o psicopedagogo deve ser visto como um colaborador, não só da sociedade, como do progresso do indivíduo. Eu, como psicopedagoga, fiquei muto feliz em ver que estamos ativos na sociedade.

  20. NAIRA GISELLA SOARES DA CUNHA

    Perfeito. Precisamos nos posicionar Diante da sociedade, e mostrar o quanto nossa atuação e importante no desenvolvimento da aprendizagem e intervenção para melhora do sujeito em sujeito. Além disso nós fazer vistos como uma área tanto quanto qualquer outro profissional. Esclarecendo para sociedade nosso fazer. Como e quando atuamos. Obrigada abpp por nós fortalecer frente as mídias e os telespectadores.
    Naira Cunha
    Pedagoga / Psicopedagoga

  21. Vera L Miranda Mattasoglio

    Marisa Irene,
    Minha professora, inesquecível, sempre querida.
    Esta nota é fantástica!! Me sinto muito bem representada. Assisti a essas matérias e confesso ter me sentido frustrada pelos psicopedagogos não terem sido contemplados como profissionais capacitados, aptos.. para atender este público. Isto sim é Fantástico!!!

  22. Ana Aprígio Alencar

    Boa noite!
    A série em nem um momento contempla os PSICOPEDAGOGOS! Sabendo nós da nossa contribuição ao TDAH, e outros transtornos voltados a área. Sentir tristeza em ver que até o momento então, a nossa profissão ainda não tem o reconhecimento que é fundamental para o esclarecimento da função. É triste saber que todos os recursos riquíssimos que nós PSICOLÓGICOS, exercemos no processo de adaptação, diagnóstico, intervenção e construção do sujeito, além do acompanhamento aos transtornos global do desenvolvimento ainda não seja reconhecido.

  23. Ana Flávia Balduíno Marciano Lisita

    Também senti que nosso trabalho foi menos valorizado dentro de toda fala sobre o tratamento e terapias na vida das crianças e das famílias com pessoas com TDH

  24. MARIA DA CONCEICAO ALVES

    Estou acompanhando a série, e este esclarecimento sobre a importância do diagnóstico do TDAH fortalece i reconhecimento do o profissional e o trabalho do psicopedagogo.

  25. Ionete França Menezes Santos

    Parabéns, é com grande prazer que cumprimento a todos e digo todas as informações passadas são de suma importância para a vida e aprendizado de todos!

  26. ANTONIA DO NASCIMENTO PEREIRA SANTOS

    A reportagem foi muito esclarecedora, mas em nenhum momento vi comentários relatando a importância do psicopedagogo no excelente trabalho de intervenção psicopedagógica com pacientes com TDHA, visto que é o profissional especializado em terapias relacionadas as dificuldades de aprendizagem.l

  27. Michelle de Melo Verçosa

    Que bom a representativa da nossa contribuição ao programa, que a base para o desenvolvimento e autoestima no diagnóstico. Senti muita falta da nossa classe ser apresentada e mostrar o nosso papel que é extremamente acolhedor e que soma a todos profissionais.
    Também nos momentos que participo com fala para os idosos, nunca aparece o nosso papel trabalhando com estimulação cognitiva, e já questionei um Psiquiatra que afirmou não conhecer o nosso papel com um trabalho que tanto estimula até a perda de memória. Parabéns e obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *