Aprender é para todos!

Livros da ABPp

É com muito orgulho que a Associação Brasileira de Psicopedagogia traz a público esta obra, organizada e editada com o intuito de registrar um momento extremamente importante para a psicopedagogia em nosso país- a realização do II Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, cujo temário geral buscou identificar os contornos do estado desta área de conhecimento em nosso contexto. “A Práxis Psicopedagógica Brasileira” nos mostra um campo ao mesmo tempo novo e fértil, cujo crescimento e maturação fica evidenciado nos trabalhos apresentados neste encontro científico de 1992. A outra significativa contribuição deste registro (desta coletânea) é nos oferecer parâmetros para caminharmos adiante, dentro de uma postura coerente e homogênea.

Esta iniciativa da ABPp em assumir ela própria a publicação de seus trabalhos, corresponde a um novo patamar de realizações que a gestão 93/94 se propôs: o desenvolvimento de um trabalho editorial, já experimentado na publicação da Revista Psicopedagogia. Partimos agora para a divulgação de obras de maior vulto, que sejam representativas de nosso pensamento e possam contribuir para a pesquisa e o desenvolvimento do corpo teórico específico da Psicopedagogia.

Com a certeza de ser a primeira de uma longa série, fica aqui nossa contribuição, fruto da dedicação desta e de anteriores Diretorias da ABPp. (Texto de Maria Célia Rabello Malta Campos- Presidente da ABPp 1993/1994)

MENDES,Mônica M. (org.) A práxis psicopedagógica brasileira. São Paulo: ABPp, 1994.

Os artigos deste livro, provenientes de diferentes especialistas preocupados com a aprendizagem, expressa uma posição firme e comum aos autores: é preciso considerar o ser antes do fazer. O vínculo afetivo é a liga que permite ao ser humano tornar-se homo faber, isto é, o homem que produz algo. A cognição não é suficiente para que o ser humano transforme, construa de forma criativa e inédita. É preciso poder sentir, sonhar, imaginar, brincar, intuir, perguntar ao outro, perguntar a si mesmo, duvidar, e uma infinidade de outras “capacidades não controláveis” pela razão, as quais constituem-se na energia/ força necessária para transformar o conhecimento em saber. Ao apropriar-se do que a Cultura oferece, cada um dá um tempero próprio, um sabor especial, fruto da sua experiência de vida.

Como psicopedagogos, temos hoje um grande desafio: saber como lidar com as tensões pertinentes que envolvem o ato de aprender/transformar/criar/ apropriar do conhecimento na pós modernidade. O homem contemporâneo parece estar mais interessado no fazer imediato, na sua performance diante do olhar do outro para ser reconhecido. Time is Money, não há espaço para o tempo existencial, para kairós e consequentemente para ser. (Texto de Edith Rubinstein)

SCOZ, Beatriz J.L; PINTO, Silvia Amaral de Mello (orgs.) Psicopedagogia: contribuições para a educação

Ano 2000, início do III Milênio. Transformações ditas e cantadas em verso e prosa, em todos os segmentos da sociedade e com todos os significados e significações na vida do homem. Psicopedagogia é, nesse momento essencial na vida do ser em desenvolvimento, pois tem como foco a aprendizagem que ressignifica e transforma. Assim sendo, este Congresso representará uma possibilidade de aperfeiçoamento e de abertura da classe profissional dos psicopedagogos, a partir de suas conquistas e resultados satisfatórios já alcançados, enfocando mudanças de paradigma. Durante esses 20 anos, desde sua criação a ABPp tem procurado ampliar a função social da atuação do psicopedagogo. Para que essa tarefa tenha continuidade é necessário abrir portas, comunicar, trocar ideias, disseminar informações e descobertas visando a integração de várias áreas do conhecimento e de outros campos de atuação. Como presidente da Gestão 1999/2000, tenho a grata satisfação de viver este momento de tantas realizações e possibilidades de transformações. Juntamente com meus colegas psicopedagogos, proporcionaremos espaços para reflexões e discussões científicas, visando a ampliação da Psicopedagogia para acompanhar os movimentos atuais. Conseguimos então, reunir nesse evento, profissionais liberais, do meio acadêmico e de notório saber, nacional e internacional. Esta coletânea de artigos que ora apresentamos é escrita por profissionais e especialistas que estarão atuando no V Congresso Brasileira de Psicopedagogia, I Congresso Latinoamericano de Psicopedagogia, IX Encontro Brasileiro de Psicopedagogos em São Paulo. A comissão organizadora do livro mercê ser exaltada pelo seu empenho, sensibilidade e competência na montagem e revisão dos artigos; contribuindo, desta forma, para o fortalecimento e consolidação científica da Psicopedagogia no contexto institucional, educacional, familiar e clínico. Vale ressaltar que não seria possível atingir um trabalho de tamanha proporção se não fosse a luta das presidentes que me precederam, dos conselhos nacionais e das seções estaduais, em especial, da comissão executiva do congresso e da comissão do livro, que tiveram e continuam tendo como objetivo um trabalho de qualidade dos processos de aprendizagem que certamente resultarão em uma ação significativa para a sociedade brasileira.                     ( texto de Nívea Maria de Carvalho Fabricio).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA. Psicopedagogia avanços

É preciso lembrar que estamos vivendo uma grande revolução paradigmática que atravessa a sociedade como um todo. E que há algo muito difícil de discernir, porque uma grande revolução das premissas do pensamento necessita de muito tempo. Como diz Edgar Morin, temos, sem dúvida, uma grande luta entre as antigas formas de pensamento duras e resistentes e as novas ainda embrionárias. Este processo de mudança remete ao abandono de práticas tradicionais onde se rompem as certezas, os grupos hegemônicos e as “igrejinhas” de saber, apontando para novas interrogações. Tornar-se importante a abertura de espaços – como o congresso que gerou este livro- para o diálogo, para o convívio com as diferenças, com as dúvidas, com o desconhecido, lembrando-se que a surpresa é um fenômeno extraordinário, porque nos permite refletir acerca do que damos por óbvio, por evidente. Assim, poderá ocorrer a criatividade e a transformação, na direção das perspectivas de um conhecimento, de uma ciência, de uma Psicopedagogia, dignos da humanidade neste tempo e nos que virão.

PINTO, Silvia Amaral de Mello (org.) Psicopedagogia um portal para inserção social. Petrópolis: Vozes, 2004

“Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade” é o tema central deste livro, por representar as preocupações da atualidade, fundamentar e incitar os debates sobre os desafios que o século XXI coloca para os especialistas em aprendizagem humana.
Apesar de conter textos de autores que privilegiam abordagens diferentes entre si, como, por exemplo, os aspectos emocionais, as questões da educação e da saúde, a cognição, a linguagem, a interdisciplinaridade e a formação, há uma grande coerência e preocupação em atender ao temário central da obra, o que se revela na leitura destes interessantes artigos. Controvérsias inquietantes também estão presentes neste compêndio, para lançar dúvidas, criar frutíferas discussões, promover a busca de novos conhecimentos, do saber e da subjetividade, que formam a grande teia da aprendizagem humana.
Pode-se dizer que esta publicação foi elaborada para psicopedagogos, mas não apenas para eles. Professores, educadores, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e pesquisadores vão percorrer estas páginas com igual interesse e proveito, tal a riqueza e amplitude dos trabalhos apresentados.
Que estas páginas sejam prazerosas e enriquecedoras para todos os leitores!
Maria Irene de Matos Maluf
Presidente Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia
Gestão 2005/2007
SCOZ, Beatriz e outros. Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. RJ: Editora Vozes, 2006.

A história recente mostra o despertar de uma crescente conscientização e sensibilização em relação ao processo de ensino-aprendizagem, as preocupações que causa o seu valor.

A ABPp vive um momento histórico ao publicar mais este livro que, em virtude da amplitude dos seus artigos, torna-se uma referência na Psicopedagogia, ao transformar dados e informações em conhecimento com valor agregado.

Mais do que compartilhar conhecimento explícitos, a proposta desta obra é trocar conhecimentos tácitos de vivências e experiências, que certamente contribuirão, de forma significativa, para o desenvolvimento de todo aquele cujo o olhar se volta para os processos que cercam o aprender e o não aprender.

A leitura desta coletânea de artigos, escritos por reconhecidos psicopedagogos, muitos deles pioneiros nesta trajetória, despertará em cada um o sentimento capacitante de ensinar e aprender com a diversidade e na diversidade, que é o desafio do nosso cotidiano.

MALUF, Maria Irene; BOMBONATTO, Quézia. (orgs.) História da psicopedagogia e da ABPp: fatos, protagonistas e conquistas. Rio de Janeiro: Wak, 2007.

A avaliação das dificuldades de aprendizagem tem sido tema recorrente nos grupos de estudo, eventos científicos e publicações na área da Psicopedagogia, dada a relevância da temática. Neste livro, pela primeira vez, a Comissão Científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia- ABPp, do triênio 2011 a 2013, responde ao anseio de sistematização de instrumentos de avaliação psicopedagógica, como resultado do trabalho de psicopedagogos com larga experiência na investigação e na promoção das possibilidades do aprender do sujeito e na superação das condições ou estados impeditivos do não aprender. (texto de Marisa Irene Siqueira Castanho)

A Comissão Cientifica da ABPp fez um cuidadoso trabalho para a definição dos temas, a escolha dos autores e a revisão dos textos, visando a produção de um livro que considerasse o exercício da atividade do psicopedagogo como sendo algo intrinsicamente ligado a tarefa de avaliar, mediar e intervir. É um livro acessível a profissionais e estudantes de Psicopedagogia no qual se conseguiu destilar a grande experiência acumulada pelos autores nos seus longos anos de atividades profissionais, mais especificamente na avaliação dos processos de aprendizagem e considerando as diferentes formas e agentes de intervenção psicopedagógica. Esta obra aborda, portanto, um tema fundamental para a compreensão dos recursos mediadores para a avaliação do processo de aprendizagem, a aplicabilidade desses instrumentos e a interpretação dos resultados ali revelados.
SCICCHITANO, Rosa Maria J.;CASTANHO, Marisa Irene S. (orgs.) Avaliação psicopedagógica: recursos para a prática. Rio de Janeiro: Wak, 2013

Neste livro, o foco é o Estudo de Caso como um recurso precioso que integra, ao mesmo tempo, a forma individual das manifestações da dificuldade de aprendizagem e a forma pessoal e criativa de psicopedagogas em ação, na tentativa de (re)criar os instrumentos e explorar os elementos muitas vezes imprevisíveis no desenrolar da prática psicopedagógica.

A produção textual cuidadosa das autoras teve o incentivo e a revisão criteriosa dos textos executada pela Comissão Científica do Conselho Nacional da ABPp (Gestão 2014-2016) que considera a relevância de instigar a produção de trabalhos que integram a preocupação em consolidar uma atuação profissional respaldada do ponto de vista teórico, metodológico e ético, contribuindo para a reflexão da prática e formação qualificada de psicopedagogos.

CASTANHO, Marisa Irene S; SILVA, Galeára Matos de França. (orgs.) Estudos de caso: da escuta à escrita. Rio de Janeiro: Wak, 2015.

Psicopedagogia: Do Ontem ao Amanhã – avanços e perspectivas

Neste livro comemorativo dos 40 anos da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia, as autoras partilham em seus textos conhecimentos na modalidade de reflexões teóricas, pesquisas e práticas psicopedagógicas consistentes da construção da Psicopedagogia no Brasil.
Na primeira parte do livro, apresenta-se a história da ABPp contada por psicopedagogas que transitaram neste espaço ao longo de 40 anos e traduzem as lutas, os sonhos e as conquistas por caminhos percorridos desde 1980, quando da fundação da então Associação dos Psicopedagogos do Estado de São Paulo.
Na segunda, os textos se sucedem movidos pela leitura interdisciplinar característica da Psicopedagogia como área de conhecimento no trânsito entre a Educação e a Saúde, contribuindo para a formação continuada e a oficialização de uma atuação profissional já legitimada pela comunidade social e acadêmica.
(Texto de: Marisa Irene Siqueira Castanho – Presidente da ABPp Nacional – 2020-2022) Organizadoras: Leda Maria Codeço Barone, Luciana Barros Almeida, Márcia Alves Simões Dantas e Laura Monte Serrat Barbosa